segunda-feira, outubro 01, 2007

Dia Mundial da Música

Hoje lembrei-me do meu primeiro disco...
single...vinil...45 rpm (rotações por minuto)...
…oferta de uma amiga da minha mãe...

Para dizer a verdade, era um disco que não me dizia muito...mas era o meu primeiro disco, e ainda hoje me lembro dele...teve esse mérito de ser, ainda hoje, recordação.

...quantas recordações conseguiram viver tanto tempo...
...quantas recordações já se perderam no tempo...

...e para dizer a verdade, este pequeno disco ainda traz o cheiro do saco de plástico que o embrulhava, para o proteger... dentro da sua capa em cartolina...branca com a foto deles em alto contraste…muito pop.
Traz-me a lembrança do "Pick Up" na sala...um gira discos NEC, estereofónico, com rádio incluído, e com duas pequenas colunas de madeira.
...traz-me a lembrança da roda em plástico a imitar cromado, que tinha de colocar no centro do gira discos, para os discos de 45 rpm...

...traz-me a lembrança de ter que colocar a agulha nas primeiras espiras do disco...
…segurando o braço, que tremia na minha mão...com medo de riscar o disco...
...traz-me a lembrança dessa primeiras espiras que soavam a uma pequena fritura de óleo na frigideira...
... e traz-me a lembrança dos primeiros acordes, antes de se ouvir as primeiras palavras...

Mas este primeiro disco que também traz-me a lembrança de ir à baixa de Luanda, à "Lusolanda" - uma discoteca de vender discos, - para comprar, esse sim, “o meu primeiro disco”,...um disco de minha própria vontade...aquele que seria escolhido por mim.

...lembro-me de entrar nas pequenas cabinas insonorizadas que haviam na Lusolanda, para podermos sossegadamente ouvir os discos que queríamos comprar,..era pôr os auscultadores nos ouvidos, e sonhar...ir comprar um disco chegava a significar uma tarde inteira.

...devo ter escolhido uma das músicas que se ouvia na rádio...devo ter chegado ao bairro e convidado todos os meus amigos para irmos para a minha casa para o ouvir na máxima potência...como sempre o fiz quando os mais velhos não estavam em casa…
…devo ter passado tardes deitado no chão da sala, de olhos fechados a ouvir aquele disco, de um lado, o A, e do outro, B...
…mas, mesmo depois disso, não me lembro que disco era...
...foi um disco que não passou o tempo...não resistiu...
...e este, o primeiro que eu tive de oferta e que não me dizia muita coisa, consegue hoje ser uma recordação...
…uma boa recordação,
…consegue trazer estas coisas todas… até aqui...

...se calhar por ser “Daydream”.




0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial