domingo, dezembro 09, 2007

Estúdio última parte

Venha cá…sente-se aqui.
Isto é brincadeira…não é?…és tu Rodrigues?...Mário?
Não…não sou ninguém conhecido…mas sou alguém que o conhece bem.
O que é que quer de mim…
Conversar…
Sobre o quê?...
Conversar simplesmente. Depois desta ronda você iría dormir em serviço, como costume... e hoje iría ser apanhado, provavelmente despedido. Se eu conseguir distraí-lo aqui, você vai ficar a noite toda acordado.
Como é que você sabe?
Vejo o que é claro e o que é escuro…alguém quer pô-lo na rua…
Não acredito nisso…
Amanhã quando chegar a casa, depois deste turno, vai saber que a sua mulher está grávida… será o seu terceiro filho… como nos programas de televisão é a parte que você tem de brilhar, dar o máximo…tudo por tudo depois do último intervalo……
Não acredito no que me está a acontecer…
Vai ser a última parte do seu programa…esteja atento..
Não estou a perceber nada disto.
Vá lá, sente-se aqui na bancada. Sei que não está a ver nada, mas eu encaminho-o. É televisão e é mentira,mas toda a gente precisa de acreditar…quer melhor ilusão que esta?
Então dê-me as indicações para chegar aí…
Eu acendo-lhe a lanterna… - luz...-
Mesmo assim vejo-o mal…
Não é preciso que olhe para mim. Olhe em frente…sente-se na primeira fila...e assista…comece por fechar os olhos e veja o que acontece….
Que programa é este?...as luzes, os cenários, …pessoas bonitas cheias de glamour…espectadores de fato e gravata…o apresentador de smoking…
E a preto e branco…
E os apresentadores, elegantes, inteligentes, cultos…
Fantasia meu caro…tudo fabricado…eram vedetas, da rádio e da televisão das revistas…mas fabricadas…muitas delas nem tinham completado o liceu…
Então eram bons actores, bons apresentadores?
Eram...pois acreditavam na fantasia, naquilo que faziam…trabalhavam muito para isso…para sobreviverem ao tempo…dependiam daquilo que faziam como você depende de estar acordado esta noite…
Como é que sabe isto tudo? Deve ser mesmo um fantasma…
Já lhe disse no post anterior deste Blog que não. Quero mantê-lo distraído, atento, acordado e essa é a minha especialidade.
Então diga-me, se já morreu, quem era você?
Era aquele ali, o grande apresentador… a grande vedeta de variedades, da rádio e televisão a preto e branco.
Mas olhe se é verdade, você era bom…
Mantinha o público desperto…e este era mesmo público a sério…
E o que é aconteceu consigo? Foi despedido? Fez merda?
Tive um ataque cardíaco em directo…
Um ataque em directo?... com toda a gente a ver?
Sim…
E como se salvou?
Não me salvei…morri em directo…
Morreu?
Toda a gente correu para acudir-me…queriam fazer parte da cena… e quanto mais tempo aquilo durasse, melhor para a televisão… estive imenso tempo em emissão, deitado no chão, desmaiado.
Porra… eu sabia, você é mesmo um fantasma…só podia…!
Não sou…mas já morri… Fizeram-me um funeral bonito…fui enterrado no cemitério dos artistas e tudo…
Como assim? Se morreu você é o espirito de si mesmo...
A verdade é que acordei na sala mortuária, em carne e osso. Não sabia o que me tinha acontecido…entrei em pânico e fugi…sem saber como, nem por quanto tempo. Corri para longe de tudo. Devo ter andado quilómetros vestido com uma bata de hospital, até que, já a morrer de fome, entrei num café para pedir ajuda… e quando olhei para a televisão assisti ao meu funeral, também em directo…milhares de pessoas a chorarem…colegas que me odiavam a falarem bem de mim…a minha família…pessoas do governo…o presidente…sei lá, horas de televisão, páginas de jornais…até eu chorei.
E o que fez a seguir?
Nada…aprendi a viver morto…
E como é isso?
Nunca mais fechei os olhos…nunca mais dormi…com medo de morrer...vivo apenas em pé ou sentado. Portanto, estou sempre acordado e nunca mais me deitei…
Porra e não disse nada a ninguém?…não falou com as pessoas lá da televisão?…não falou com os jornais? Não voltou para a sua família?
O público acredita mais no que vê na televisão do que na realidade…e o que a minha morte causou, foi uma bela ilusão, um belo funeral e uma memória de mim em "grande"…
Mas alguém o tramou…os seus directores…os gajos do hospital…
Da mesma forma que te querem tramar…
Mas eu não tenho a importância que você tinha… Importância tenho hoje...sou o único que consegue ser assim...
Assim...?
Não adormeço…não me deito…como pouco...só sei estar em pé e sentado…
…sou o melhor dos figurantes…por isso estou em todos os programas…

Bom, são 5 horas da manhã vou fazer a última ronda, antes que o chefe apareça de surpresa. Obrigado por ter-me mantido acordado. Não sei se hei-de acreditar em si mas obrigado na mesma…Na minha próxima ronda nocturna venho visitá-lo outra vez. Está bem?
.......
...Está ouvir-me?
.......
…Onde é que você se meteu?
.......
… Porra…isto só acontece comigo… E agora?...ainda por cima a Teresa grávida outra vez…esta vida é uma foda.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial